[BLOG] Lesões na terceira idade: Prevenção e Reabilitação

Você sabia que as lesões acidentais são a sexta causa de morte entre pessoas com mais de 75 anos? O número de pacientes que falecem devido a complicações no tratamento de lesões é maior que os óbitos por diabetes e insuficiência renal, por exemplo. Isso acontece porque os idosos estão cada vez mais funcionais e nem sempre preparam o corpo para isso.

Por isso, nós da Tônus preparamos este post com dicas de prevenção e cuidados durante o período de reabilitação de alguma lesão. Acompanhe com a gente:

Prevenção

O tratamento de uma lesão na terceira idade requer muito cuidado e prevenir é sempre o melhor remédio. Por isso seguem três dicas que podem te ajudar com a prevenção de lesões na terceira idade.

1. Pratique atividades físicas com acompanhamento profissional.

Essa é a primeira e mais fundamental dica de hoje. Corpo parado atrofia e com a idade é mais difícil voltar à forma. Por isso, mesmo que comece devagar, faça atividades físicas sempre acompanhado de um profissional. Isso evita posturas incorretas e desgastes indesejados. Uma dica para começar a se exercitar é praticar atividades de baixo impacto, como Yoga, Pilates, Tai Chi Chuan ou Musculação Terapêutica.

2. Cuidado com a alimentação

Tanto os ossos quanto os músculos precisam estar preparados para as atividades e o desgaste pode ser retardado com uma boa alimentação. O consumo de cálcio, por exemplo, reduz os riscos de enfraquecimento ósseo e doenças como osteoporose. Para quem tem restrição a leite, boas fontes de cálcio são brócolis, grão-de-bico e sardinha. Ah! E uma visita ao nutricionista é mais que recomendado, já que cada organismo tem suas próprias necessidades.

3. Faça consultas e exames com regularidade

Os desgastes no corpo são gradativos e não provocam lesões de imediato. Por isso, muitas delas podem ser evitadas se os desgastes forem percebidos no início. Além disso, é importante visitar profissionais como um fonoaudiólogo, para diagnosticar e prevenir distúrbios relacionados ao equilíbrio e ao sono.

Mesmo com a prevenção, muitos acidentes acontecem e os idosos precisam se submeter a tratamentos clínicos. Por isso, também separamos algumas dicas para quem tem que se submeter à reabilitação de uma lesão.

Reabilitação

O tratamento de uma lesão vai muito além da ingestão de medicamentos para a dor e anti-inflamatórios. Por isso, segue as dicas a seguir para ter uma recuperação menos traumática. Se liga:

1. Nunca abandone a fisioterapia

Um dos erros mais comuns de quem está se recuperando de uma lesão é interromper o tratamento antes do fim. Isso pode agravar a lesão, deixar sequelas e fazer com que a dor se torne permanente. Por isso, faça a fisioterapia até o fim e mantenha-se em atividade física, de preferência acompanhado de um educador físico ou fisioterapeuta.

2. Procure ajuda psicológica

Já está mais que provado que o estado mental influencia e muito na recuperação de uma lesão. Nem sempre é fácil lidar com essa situação e, por isso, a ajuda psicológica é uma grande aliada no processo de reabilitação. Visitar o psicólogo, portanto, melhora a sua autoconfiança e determinação para finalizar o tratamento.

3. Tente não ficar recluso

A sociabilidade também ajuda muito a enfrentar os desafios da recuperação de uma lesão. Muitas vezes os pacientes ficam acamados e dependentes das visitas em sua residência. Se não é o seu caso, procure passear, visitar os amigos, a família e jogar conversa fora. Isso faz com que o período de reabilitação passe mais rápido e mais leve. Se você estiver impossibilitado de sair de casa, convide os amigos para visitas em grupo, assista filmes, faça jantares e jogue um carteado. A sua autoestima melhora quando você se sente acolhido pelo grupo.

Gostou das nossas dicas? Fique atento que toda semana traremos algumas informações como essas. Tem alguma prevenção ou dica para reabilitação que você esteja fazendo, ou conheça, e que não esteja listada? Escreve para a gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *