Problemas e Dores Comuns

O que é?

Também denominada Osteoartrite, Osteoartrose ou Doença Degenerativa Articular.

É uma condição frequente, envolvendo degeneração da cartilagem, remodelagem do osso subcondral e crescimento excessivo de osso nas margens articulares. Pode ocorrer também derrame articular e espessamento da sinovia e da cápsula.

A maioria dos autores faz distinção entre osteoartrite primária (idiopática) e secundária (secundária a um processo infeccioso, traumático, inflamatório, metabólico ou de envelhecimento).

Clinicamente as alterações degenerativas precoces podem ser assintomáticas. Com a evolução do quadro, sintomas como dor espontânea, rigidez, dor à palpação, instabilidade e aumentos articulares são comuns.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo médico através de exame clínico e exames complementares de imagem.

Tratamento

O tratamento a princípio é conservador.  Pode-se usar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

A atuação do fisioterapeuta é muito importante. Através de uma avaliação criteriosa e da observação dos fatores biomecânicos que possam ter gerado as alterações articulares, o profissional irá traçar um plano de tratamento para corrigir ou controlar cada uma delas. Além disso, irá atuar com medidas termoterápicas para controle da inflamação e da dor, exercícios de fortalecimento muscular, controle do peso, avaliação e adequação das atividades de vida diária.

Se o tratamento conservador não for eficaz, pode haver indicação de remoção cirúrgica de osteófitos, estruturas intra-articulares danificadas e projeções vilosas da membrana sinovial.

Em casos mais graves, a substituição parcial ou total da articulação por uma prótese pode ser indicada.