Problemas e Dores Comuns

Tendinite


O que é?

A Tendinite é definida como inflamação do tendão e a tenossinovite como a inflamação de um tendão e sua bainha. Um tendão pode tornar-se inflamado em muitas áreas e como resultado de vários mecanismos.

A inflamação pode ocorrer no próprio tendão, no local onde se funde com o músculo, ou onde o tendão liga-se ao osso. É extremamente importante determinar o local exato da lesão, pois o tratamento para ser bem-sucedido precisa ser direcionado para essa área.

As características clínicas podem incluir dor, edema, vermelhidão, temperatura elevada e perda da função da articulação envolvida. Tipicamente os sinais e sintomas pioram com o uso do tendão envolvido.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo médico, através de exame clínico e exames de imagem complementares.

Tratamento

Na fase aguda, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios, repouso da área e medidas termoterápicas para controle da dor e inflamação.

Também é fundamental uma avaliação fisioterápica criteriosa para identificar as possíveis alterações biomecânicas que possam ter causado a tendinite. Após a avaliação pode-se então iniciar o tratamento adequado e fazer as alterações necessárias nos padrões de movimento ou no ambiente.

Algumas vezes pode ser indicada a injeção de corticosteróides.

A intervenção cirúrgica só é utilizada quando as medidas conservadoras não melhoram a condição.